Título: VI Prêmio Literário Cidade Poesia
Gênero literário: Contos
Editora: Selo Editorial
Ano da publicação: 2022
Número de páginas: 112
ISBN: 978-65-84753-05-1
Tamanho 14X21 cm
Autores(as):
Aldenor Pimentel
Altierry Barbiero
Amélia Fernandes
Ana Lúcia Merege
Ana Maria da Silveira Teixeira
Bárbara Lia Soares
Camila Nogueira
Camilo de Lélis
Carlos Vilarinho
Carol Diniz Bernardes
Cesar Wolf
Dan Porto
Douglas Yamakami
Edih Longo
Fernanda Caleffi Barbetta
Fernanda Nogas
Fernando Kinas
Francisco Guimarães
Gabriel Bastos
Gabriel Biasetto
Isabela Veras
Jimm Romano
João Camilo Campos de Oliveira
João Lucas
Jonatan Magella
José Ronaldo Siqueira
Júlia Páteo
Juliana Berlim
Marcos Antonio Campos
Moisés Lopes
Nyll M. N. Louie-Alicê
Patrícia Barrinovo
Priscila Modanesi
Renatto D’Euthymio
Rogério Luz
Rômulo César Melo
Sandra Baldessin
Stéfanie Sande
Tibor Moricz
Viviane Ferreira Santiago
Wesley Colati
Zenair Borin
Sobre o livro:
PALAVRAS DA COMISSÃO JULGADORA
Uma tarefa difícil e especial selecionar os 42 trabalhos que, antologicamente, representam o sucesso do VI Prêmio Literário Cidade Poesia, edição que contemplou o segmento “conto”. Especial por dois motivos: pela quantidade expressiva de 742 trabalhos inscritos oriundos de todo o Brasil e dos países lusófonos, e, principalmente, por ocorrer justamente num contexto tão difícil de isolamento, ameaças e frequentes provações para o que, coletivamente, tecemos enquanto humanidade. (R)existir artisticamente de forma tão notória reassenta a literatura enquanto espaço demarcador de outros mundos possíveis.
Antes de tudo, a Comissão Avaliadora parabeniza a promoção deste certame pela Associação de Escritores de Bragança Paulista (ASES), por corroborar um trabalho intenso de fomento à produção literária contemporânea, bem como sua difusão e fortalecimento.
Celebramos o desdobramento desta ação com o lançamento deste livro. Celebramos a arte do sensível, o imaginário, o lúdico, as múltiplas formas de lidar com a realidade, as poéticas infindas de narrar o impossível, de tocar a si mesmo e as cruezas do entorno. Celebramos as artes literárias e a sua força inabalável em resistir às adversidades. Nesta perspectiva, os contos selecionados para integrar esta antologia compõem uma topografia representativa da pluralidade das formas de narrar e de contar, em suas diferentes poéticas e desdobramentos contemporâneos.
No limiar entre o que se presentifica e o que se torna ausente com a pungência da palavra, esta antologia apresenta um panorama pluricultural dos trabalhos circunscritos entre a tradição e a contemporaneidade, entre a emoção e a estruturação poética, entre temas emergentes e ecos que perduram. A comissão avaliadora procurou apontar os trabalhos que apresentaram um maior cuidado com as peculiaridades na arte do conto que, inclusive, remonta às superfícies e às profundezas contidas no movimento de uma narrativa capaz de instigar e manter o envolvimento em uma esfera específica de tempo e espaço. Além deste aparato técnico, estar sensível às novas formas de contar, de escreviver e de performar no âmbito da linguagem, também foi um balizador referencial na escolha dos trabalhos premiados. O domínio técnico somado aos indícios de “autoralidade” — presentes no tema, no desenvolvimento da obra e na sua tessitura estética —, peculiarizam a escolha dos contos vencedores. Cada um dos contos agraciados tocou o júri de algum modo, fosse pela beleza, pela capacidade de surpreender ou comover, ou, ainda, pela habilidade em tocar em questões sensíveis à condição humana. Tão singulares e tão plurais, acenam, desse momento pandêmico, provando que a arte é, acima de tudo, resistência.
Éder Rodrigues, Edelson Nagues e Tatiana Alves
Disponibilizamos o catálogo da Selo Editorial e de livros em geral para os(as) queridos(as) leitores(as).